Ícone Cursos

AVALIAÇÃO FÍSICA

O primeiro passo para os iniciantes em academias é a avaliação física, pois oportuniza o aluno a se conhecer melhor e expressar suas limitações e objetivos, adequando assim, o que quer com o que pode fazer.

 

Diferente do exame médico que é realizado para analisar se a pessoa está apta para a prática de atividades físicas, a avaliação física analisa como esta pessoa irá desempenhar cada exercício. Duas pessoas podem ter o mesmo objetivo e ter programas de treinos diferentes na academia. Isso pode ocorrer por conta do histórico de cada uma: lesões, resistência, força, e outros dados levantados na hora da avaliação.

 

Após a anamnese, vários testes são realizados: Antropometria, teste cardiorrespiratório, flexibilidade, resistência muscular localizada, velocidade, potência, equilíbrio, força, avaliação postural, somatotipológica, etc. E com todas estas informações, os profissionais podem buscar soluções para melhor atingir os objetivos dos alunos.

 

Os exercícios devem ser prescritos de acordo com a capacidade individual de cada um, fazendo com que a evolução e os efeitos do treino sejam monitorados com segurança.

 

A avaliação física é de suma importância antes e durante a programação de atividades físicas e deve ser realizada com o propósito de:

• Auxiliar na escolha das atividades que desenvolva suas aptidões e faça com que você alcance seus objetivos.
• Evitar que a atividade física provoque lesões.
• Acompanhar o seu progresso nos treinos.
• Detectar as necessidades de cada indivíduo através de vários testes.
• Fazer mudanças, quando necessário, utilizando os princípios básicos de treinamento.

 

Concluída a avaliação física e com todas as informações que o professor tem do seu aluno mais personalizada e eficiente será a planilha de treinos.

 

Agende sua Avaliação física na ACADEMIA CLIN FITNESS

Paula Junior Designer